sexta-feira, 1 de abril de 2011

MARKETING ESPORTIVO APOIADO EM PESQUISAS E DADOS, FINALMENTE!

MARKETING ESPORTIVO APOIADO EM PESQUISAS E DADOS, FINALMENTE!
Esta é digna de ALELUIA, ALELUIA !!!

O Fluminense elegeu uma nova diretoria que irá tomar posse a partir de 2011 para dirigir o clube nos próximos três anos. A grande notícia já publicada até o momento, do ponto de vista de gestão e marketing esportivo, é que o clube irá finalmente colocar em prática a utilização de pesquisas e dados para dar sustentação ao seu planejamento de marketing. Este foi o anuncio feito por Idel Halfen o próximo Vice presidente de marketing do tricolor carioca. Você pode ler a entrevista dada por ele no site Máquina do Esporte. Basta clicar aqui.

Para ser bem honesto, particularmente, acho que o clube já deveria fazer uso deste expediente. Não dá para acreditar que o atual campeão brasileiro, clube de grande torcida no Brasil, não fazia estudos ou pesquisas para direcionar as suas ações de marketing. Tenho certeza de que a UNIMED, principal patrocinador da equipe desde 1998, faz este tipo de trabalho, avaliando suas ações e estudando o mercado para estruturar suas ações de maneira racional e mais eficiente. Desta forma a empresa se cerca para maximizar a probabilidade de sucesso em suas ações. Já estive em algumas palestrar desenvolvidas pela diretoria de marketing da UNIMED e sei que eles fazem este tipo de trabalho.

De qualquer forma, se o Fluminense fazia ou não, não é o que importa agora. O que importa é que os futuros dirigentes do clube já entram com excelentes idéias. Se o clube já é campeão desta forma, imagina estruturando-se, fazendo ações baseada em dados e pesquisas ? Sempre defendi aqui que pesquisas e dados são sempre importantes para direcionar as suas ações. Quanto mais informação melhor. Quanto mais dados houver (e consistentes, é claro) maiores são as chances de se obter sucesso nos seus trabalhos, portanto, organize-se para gerar dados confiáveis e que poderão te ajudar a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário