sexta-feira, 1 de abril de 2011

Marketing Verde

Respostas
1 -Como surgiu o termo marketing verde?
O termo Marketing Verde surgiu nos anos 70 quando a AMA (American - Marketing Association) promoveu um Workshop para discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. O conceito de Marketing Verde voltou para incorporar todos os outros “pês” e ferramentas de marketing, em uma atividade que consiste desenvolver, gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente
2 - Cite exemplos de ações em que as empresas presevam o ambiente?
Substituição de sacolas, reciclagem de papel, plástico, pilhas, baterias e lâmpadas são atitudes que estão em alta em pequenas e grandes empresas que adotam ações para preservar o meio ambiente, como projeto de Coleta e Reciclagem de pilhas, baterias de celulares e lâmpadas fluorescentes, que são recolhidas e encaminhadas para um Aterro Industrial licenciado. O papel e plástico separados são recolhidos pela Associação dos Coletores de Materiais reciclados, gerando renda para mais famílias.
3 - O que significa incorporação de caracteristicas ambientais ao produto?
O marketing ecológico consiste, portanto, na prática de todas aquelas atividades inerentes ao marketing, porém, incorporando a preocupação ambiental e contribuindo para a conscientização ambiental por parte do mercado consumidor. Ao adotar o marketing verde, a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular e despertar o desejo do mercado por esta categoria de produtos. O marketing verde é uma verdadeira e ampla adoção de políticas ambientais que vão do início, desde a coleta da matéria prima até sua disposição; é a compreensão gerencial ampla, dotada de métodos abrangentes e envolventes. Envolve a área de recursos humanos, ciência e tecnologia, educação, tudo enfim que estiver envolvido com a produção ou a prestação de serviços. Será uma necessidade empresarial. A empresa poluidora ou eticamente incorreta sob o ponto de vista ambiental será expurgada gradativamente pelos consumidores.
4 - Apresente exemplos de comunicação verde nas empresas?
O objetivo principal da comunicação verde é mostrar ao consumidor que um artigo ecologicamente correto, é também mais saudável para o consumo, a partir do momento em que reduzindo-se os danos ambientais, a qualidade de vida das pessoas, indiretamente, sofre melhorias. Ou seja, no Marketing Verde, a empresa divulga o que tem feito em prol do meio ambiente e, desse modo, procura sensibilizar o consumidor para que ele também participe deste processo, já que a responsabilidade de preservar os recursos escassos é de todos.
Vejamos alguns exemplos de mensagens informativas e educativas que os fabricantes poderiam incluir nos rótulos de seus produtos:
“Esta embalagem é biodegradável. Apesar disso, você deve descartá-la em um local adequado...”
“Não jogue sua latinha no chão pois ela pode ser reciclada. Procure em sua cidade um posto de coleta .....”
“ Você sabia que o vidro é 100 % reciclável ? Se você deseja contribuir para a coletiva seletiva de lixo, procure em sua cidade....”

“Veja o que acontece com a natureza toda vez que você joga lixo no chão....”
“Nossas lâmpadas foram fabricadas....Saiba mais como economizar energia.... “
“Nosso produto possui um rótulo ecológico. Isto significa que ele foi desenvolvido.....”
“Esta embalagem é fotodegradável. Isto quer dizer que....”

Nenhum comentário:

Postar um comentário